Thursday, December 07, 2006

Capítulo 1

Fade in:

EXT/int. sala de projeção – dia

Pela porta carregando alguns livros entra JÚLIA, uma morena de 30 e poucos anos, meio gordinha e atrapalhada, que veste branco. LUIZA, loira, de olhos claros, uns 10 anos mais velha que a outra e também de branco, a espera sentada em uma das poltronas da sala. Júlia tropeça e derruba os livros no chão.

JÚLIA
Desculpe a demora, Luiza, esqueci da vida na biblioteca.

LUIZA
Está desculpada. Agora sente-se, Júlia, o filme já vai começar.

As luzes se apagam. No telão surgem as imagens e o letreiro: Espanha - Séc. XVI.

JÚLIA(v.o.)
Olé!

LUIZA(v.o.)
Shh!!!


Int. salão de sofia – noite


VÁRIOS HOMENS NOBRES se encontram no salão bebendo ou sentados com garotas mais jovens no colo. SOFIA, uma bela mulher que usa máscara, circula entre eles. D. FERNANDO, um nobre espanhol, entra. ISABEL, uma jovem cortesã, chega por trás dele e puxa seu braço.

ISABEL
D. Fernando!

FERNANDO
Boa noite, formosa Isabel.

ISABEL
Quanto esperei o senhor para uma conversa a sós!

Sofia o pega pelo outro braço. Ele fica entre as duas mulheres.

FERNANDO
Essa noite não!

SOFIA
Vá, Isabel! Há outros homens que precisam de tuas habilidades nessa noite.

Sofia sai com Fernando.


int. aposentos de sofia – noite

Deitados na cama estão D. Fernando e Sofia. Ele acaricia o corpo dela com uma pena longa.

FERNANDO
Finalmente me banqueteei no prato principal. Teu corpo é formoso. E teu rosto? Por que não o revelas? Portas alguma cicatriz abominável?

SOFIA
Não. Prefiro deixar que a imaginação de cada um invente o rosto que quiser.

FERNANDO
Alguém já viu-te sem a máscara?

SOFIA
Nunca revelei minha identidade a ninguém.

FERNANDO
Permita-me ser o primeiro.

SOFIA
Se eu mostrar meu rosto, (pega a pena e encosta o lado da ponta no pescoço dele) Terei que matá-lo.

FERNANDO
Já me matas. De curiosidade. Tenho outra proposta. Casar-te-ás comigo. Tornar-te-ei dama das mais nobres de Sevilha. Sei que és uma cortesã mas te tornarei uma mulher respeitável. E para isso me jurarás tua fidelidade eterna.

SOFIA
Como cortesã, não devo-te fidelidade alguma a não ser a mim mesma. Como dama, no entanto, juro-te, meu senhor, ser-te-ei fiel para o resto de meus dias.

FERNANDO
Então partamos para meus domínios, onde serás a senhora de tudo.

SOFIA
Irei com uma condição. Isabel, aquela jovem, irá comigo. Será minha aia.

FERNANDO
Mas antes...

Ele retira a máscara de Sofia. O mesmo plano com o rosto dela revelado serve de transição para:


INT. castelo de fernando – APOSENTOS DE SOFIA – dia

Sofia posando para que PABLO, um jovem pintor, que faz seu retrato, que já está bastante adiantado. Isabel, agora dama de companhia de Sofia, trabalha em um bordado e observa tudo de um canto do ambiente.

PABLO
Espero que minha senhora não esteja sentindo-se desconfortável por permanecer tanto tempo nessa posição. Certos sacrifícios são exigidos em nome da arte.

SOFIA
Fala menos e apressa-te, estou ávida ver a pintura pronta.

D. Fernando entra, se aproxima do artista e espia o quadro, comparando a modelo com o que vê na tela.

FERNANDO
Essa é minha amada, que por vezes não consegue conter a impaciência. Não dê ouvidos a ela. Tomes o tempo necessário para que faças jus à beleza dela.

PABLO
Estimado amo, saiba que agora faltam as pinceladas mais importantes. Os retoques finais para completar minha obra. Se posso me atrever, será minha obra-prima e que me imortalizará Dona Sofia por séculos.

FERNANDO
Disseram-me que tu, Pablo, és o pintor mais talentoso do reino de Castela, e pelo que pude ver isso se confirma. Por isso confiei-te tal tarefa.

PABLO
Seu humilde criado fica lisonjeado, Dom Fernando.

FERNANDO
Saiba que esse retrato de minha doce Sofia irá me acompanhar na minha próxima expedição para a América.

PABLO
Para a América, senhor dos mares? E não é perigoso lá com todos aqueles selvagens seminus e os portugueses?

FERNANDO
Não quando Deus está do nosso lado. A paisagem de lá lhe forneceria inspiração para preencher milhares de telas.

PABLO
E quando partes, gentil nobre?

FERNANDO
Daqui a 4 semanas.

PABLO
Quem sabe eu possa acompanhá-lo, bravo conquistador?

FERNANDO
Posso providenciar isso, se desejares. Contudo creio que com tua constituição frágil, não agüentes o rigor da travessia do Atlântico.

PABLO
Peço agora que o senhor me dê licença para poder terminá-lo sem a vossa sublime presença. Tais promessas de aventura tomam quase toda minha concentração.

FERNANDO
Então continue o bom trabalho, meu rapaz. Avise-me assim que tiverdes terminado.

Fernando sai. Sofia faz um sinal para que Isabel desapareça do recinto. Pablo se aproxima de Sofia, apalpa um de seus seios e a beija. A CÂMERA vai para o lado enquadrando a pintura que vai ficando pronta sozinha.


Int. galeria de arte - dia

O mesmo plano do quadro, com alguma diferença no seu estado, agora exposto na parede da galeria de FÁBIO, 30 e poucos, homem atraente e sofisticado, que ajeita a pintura de Sofia na parede.

JOYCE, bela morena de cabelos compridos lisos, perto dos 30, pára em frente ao quadro de Sofia. Fábio se aproxima dela e também aprecia a tela.

FÁBIO
Interessada pela arte espanhola do século XVI?

JOYCE
Como?

FÁBIO
Me desculpe se te assustei! Você parecia tão concentrada na pintura.

JOYCE
Século XVI você disse? Ela é uma bela mulher. Distinta.

FÁBIO
Assim como você.

JOYCE
Obrigada. Isso é alguma reprodução ou o original?

FÁBIO
Não, é o original. (estende a mão) Fábio, sou o dono da galeria.

JOYCE
(estende a sua e ele a beija)
Joyce.

FÁBIO
Primeira vez aqui? Não me lembro de ter te visto antes. E com certeza não esqueceria seu rosto.

JOYCE
Algo me atraiu aqui. Parecia que a pintura me chamava. Quem é o autor?

FÁBIO
Um certo Pablo Gutierres.

JOYCE
Nunca ouvi falar.

FÁBIO
Apesar da excelente técnica, ele é uma nota de rodapé da história da arte. Um ilustre desconhecido do séc. XVI. É a única obra exposta aqui que não está à venda. Pertence a minha família há bastante tempo.

JOYCE
Pelo jeito você é um altruísta, resolvendo exibi-la aqui quem quiser apreciar ao invés de guardá-la em sua coleção particular. Então deve conhecer a história por trás da pintura?

FÁBIO
Sim, e seria um prazer contar pra você! Se me permite preferiria fazer isso num local mais tranqüilo. Tem um ótimo café aqui perto. Que você me diz?

JOYCE
Você é do tipo cavalheiro... E eu gosto disto... Sim, aceito.


Int. CONFEITARIA – DIA

Fábio e Joyce comem. Comportam-se como se já se conhecessem há anos.

JOYCE
E essa é a verdadeira história por trás da pintura? Ou é algo que você inventou pra me impressionar?

FÁBIO
Quem sabe? Mas é bem provável que tenha sido assim.

JOYCE
Bom, adorei a aula de história da arte. Realmente fiquei impressionada mas agora preciso ir.

FÁBIO
(pega na mão de Joyce)
Existe um senhor Joyce te esperando?

JOYCE
Não, mas acabei largando uma amiga em algum lugar. Ela deve ter ido embora.

FÁBIO
Se for amiga de verdade vai te perdoar. Aceita uma carona?

Joyce sorri e os dois saem de mãos dadas.


Int. apartamento de Fábio – sala - noite


Ao lado da parede há um grande retângulo embrulhado no papel. Joyce entra na sala com Fábio. Ele cobre os olhos dela.

FÁBIO
Vem, eu tenho uma surpresa pra você.

JOYCE
O que é isso?

Ela abre o pacote e vê o quadro de Sofia.

JOYCE
Não acredito! Você trouxe o quadro pra mim.

FÁBIO
Como você mesma disse naquele dia que a gente se conheceu: eu sou um cavalheiro.

JOYCE
Eu estava de olho nele. Aquele dia foi uma visita casual para estudar uma forma de roubar o quadro da galeria.

FÁBIO
(ele levanta os braços)
Você conseguiu, além de ter me roubado algo mais. (tamborila um dos dedos sobre o coração)

Eles se beijam.

JOYCE
É maravilhoso! Mal posso esperar para pendurá-lo lá em casa.

FÁBIO
Tive uma idéia maluca, que tal se esse quadro permanecesse em uma parede aqui mesmo?

JOYCE
Será que eu entendi direito?

FÁBIO
Claro que entendeu. Me parece o próximo passo para a nossa relação, concorda?

JOYCE
Concordo, mas não esperava que você fosse tão rápido e direto.

FÁBIO
Então Joyce, você quer casar comigo?

JOYCE
É claro que eu quero, Fábio. Eu te amo!

FÁBIO
Te amo Joyce, mais que tudo no mundo.

Eles se beijam de novo.

FÁBIO
Em qual parede você quer?


Int. apartamento de Fábio – sala – DIA

O quadro está pendurado.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home